Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 17 de setembro de 2011

Assembleia Municipal - Plenário: Barbearia Matos

RECOMENDAÇÃO

“Barbearia Matos"


A Barbearia Matos, localizada na casa de Teodósio de Almeida, em pleno centro histórico de Braga, tem mais de 100 anos, 60 dos quais instalada no rés-do-chão do número 21 da Rua do Souto.

A Barbearia Matos foi visitada por milhares de turistas, vindos dos quatro cantos do Mundo, que tiravam fotografias, apreciavam o ambiente e o mobiliário, cuidadosamente conservados, como se por momentos estivessem na Braga de inícios de novecentos.

O edifício terá sido construído na transição do século XVII para XVIII, tendo como elementos de destaque a porta do fundo, o mosaico e o azulejo.

A barbearia conserva o mobiliário da casa-mãe, como espelhos, bancada, móvel lavatório, cadeiras de ferro e de madeira, entre outras peças.

Entre a "decoração", sobressai uma tabela de preços datada de 1 de fevereiro de 1924, quando se pagava um escudo (meio cêntimo) por fazer a barba e o dobro por um corte de cabelo.

Tudo isto contribui para que o estabelecimento se tenha transformado num ponto turístico de Braga, sendo ponto de paragem "obrigatória" para muitos que demandam a cidade.

O Tribunal judicial de Braga decretou o despejo e o encerramento da barbearia, devido à fragilidade do contrato de arrendamento inicial.

Em 26 de Fevereiro 2005, a Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural de Braga (ASPA) avançou com o pedido de classificação do imóvel junto do IPPAR (actual IGESPAR), tendo este em 8 de Fevereiro de 2006, remetido o processo à Câmara Municipal de Braga, sugerindo a classificação de "Imóvel de interesse municipal".

Porque até à data nada foi feito, leva o PPM a temer que a Barbearia Matos possa ser integrada, de forma incaracterística, num futuro projecto comercial para o edifício, perdendo, assim, aquilo que a torna única.

Entenda-se que o PPM não está contra o projecto de recuperação/reabilitação do prédio em causa, apenas quer salvaguardar que as intervenções respeitem as mais valias daqueles espaços, que, a prazo, podem tornar-se proveitosos.

Apesar do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) ter dado um parecer positivo à declaração de interesse municipal, transferindo o processo para as mãos da autarquia, nada mudou até à data.


Neste sentido, e porque o património não é apenas pedras e edifícios, mas também as pessoas e as actividades, o P.P.M. propõe a esta Assembleia Municipal que se aprove a seguinte recomendação:

Que a Câmara Municipal de Braga diligencie todos os esforços no sentido de classificar como “imóvel de interesse municipal” ao espaço designado “Barbearia Matos”.


Manuel Beninger

Grupo Municipal do P.P.M. na Assembleia Municipal de Braga

[Recomendação Aprovada por Maioria, com a Abstenção do CDS e restantes votos a Favor]