Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 28 de março de 2012

Solene Investidura da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém

S.A.R.I. Andrés Salvador de Habsbourg Lorena e Salm-Salm, Arquiduque de Áustria, junto a Don Nuno Pinto Leite, Presidente do Real Colégio Nobiliárquico e Juiz de Armas do Grão-Priorado de Portugal da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.
A Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nº Srª do Carmo, foi construída por um grupo de fervorosos devotos de Maria Santíssima, na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, sendo o projecto do arquitecto José Figueiredo Seixas.
Foi S. Francisco de Assis que instituiu a 1ª ORDEM TERCEIRA, em 1221.
Outras se lhe seguiram, tais como a Ordem Terceira de S. Domingos de Gusmão, a de Santo Agostinho e a Ordem Terceira do Carmo, aprovada pelo Papa Nicolau V, por Bula de 7 de Outubro de 1452, confirmada posteriormente por outros papas.
A Igreja do Carmo é um templo majestoso, de rara beleza, no estilo barroco-rococó, ricamente trabalhada, possui um portal rectangular, ladeado de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu executadas em Itália, rematado por um amplo frontão e no corpo superior da frontaria, coruchéus e esculturas das figuras dos quatro Evangelistas, revelando influências do estilo “barroco Italiano” criado por Nicolau Nasoni.
A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos, representando cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo.
A Sagrada Eucaristia foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo Emérito de São Tomé e Príncipe Dom Abílio Rodas de Sousa Ribas.
Bandeira do Grão-Priorado de Portugal da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.
Oração dos Neófitos.
S.A.R.I. Andrés Salvador de Habsbourg Lorena e Salm-Salm e S.A.R. O Infante Dom Miguel de Bragança – Duque de Viseu.
Grão Prior da Ordem de S. Lázaro em Portugal e África, Major da GNR Reformado Don José Augusto da Silva Duarte.
Adrião Saraiva Gonçalves
A Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, é uma das mais célebres instituições de Cavalaria Cristã, tais como as suas congéneres – de Malta (Ordem de São João de Jerusalém) e Teutónica (Ordem de Santa Maria de Jerusalém) – que teve a sua origem na Terra Santa.
Hoje em dia, sob a alta direcção de um membro da Casa de Bourbon, a Ordem Militar de Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, mantém as suas tradições e carácter, dedicando-se à preservação do antigo espírito de Cavalaria Cristã e ao amparo dos mais necessitados.
Don Nuno de Pinto Leite, Juiz de Armas,  entrega a Don José Maria de Montells y Galán, a medalha do Real Colégio Nobiliárquico.

1 comentário: