Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 30 de junho de 2012

Assembleia Municipal - Plenário: Património Cultural Ferroviário no Norte em Perigo

RECOMENDAÇÃO
Património Cultural Ferroviário no Norte em Perigo

Corre que a célebre "Andorinha", a mais antiga locomotiva portuguesa de caminho de ferro, e que está no Núcleo Museológico Ferroviário de Nine, vai ser levada à sucapa para o Entroncamento, empobrecendo injustamente o Norte e tirando qualquer possibilidade de o núcleo museológico de Nine se transformar num bom museu local, chamariz de visitantes, tanto nacionais como estrangeiros. Esta peça faz parte da identidade do Norte, tal como grande parte das Telas de Grão Vasco pertencem a Viseu e os Painéis de S. Vicente a Lisboa.
Para perceber o que se passa, faço-vos a seguinte resenha:
1º O material ferroviário dos núcleos dos museus existentes, foi cedido pela C.P. e pela REFER a uma Fundação para o Museu Ferroviário, constituída para gerir e dinamizar tal material. Além do Estado Português, e de outras entidades públicas, a Fundação agregou uma série de entidades que foram equiparadas a Fundadores, como é o caso da empresa “02-Tratamento e Limpezas Ambientais, SA”, cujo dono é o Sr. Godinho, rei da Sucata e que, neste momento, está a ser julgado num processo judicial em que é Arguido!!!
2º A Fundação para o Museu Nacional Ferroviário, como responsável legal do material e dos núcleos ferroviários de Nine e de Lousado, assinou um PROTOCOLO com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em 22 de Fevereiro de 2008, para a gestão partilhada dos Núcleos Museológicos de Lousado e Nine.  Mas, como as instalações de Nine, uma antiga cocheira de locomotivas, não reúnem as condições mínimas necessárias para funcionar como Museu, ambos os signatários do Protocolo se comprometeram a tudo fazer para transformar tais instalações, de modo que possam ser visitadas e aberto tal núcleo museológico ao público.
A Gente do Norte e os Ferroviários têm medo que a peça mais valiosa de Nine desapareça e vá para o Entroncamento, defraudando um património que pertence a esta Região e inviabilizando o futuro núcleo Museológico de Nine. Esta máquina fez o périplo triunfal por todo o país, com Gago Coutinho e Sacadura Cabral, para que a população tivesse a possibilidade de conhecer e ver esses dois heróis, após a travessia do Atlântico.
Assim o P.P.M. propõe a esta Assembleia Municipal que se aprove a seguinte recomendação:
1 - Que a Câmara Municipal de Braga encete todos os esforços com a Câmara Municipal de Famalicão na defesa dos interesses do Norte e na preservação eficiente do material ferroviário, não permitindo que esse património tão importante saia dos museus onde actualmente se encontra porque é indissociável da história desta Região.
2 - Que a Assembleia Municipal de Braga, em articulação com a Assembleia Municipal de Famalicão, promova uma visita a Nine, para que este assunto possa vir a ser melhor defendido.
Manuel Beninger
Grupo Municipal do P.P.M.
na Assembleia Municipal de Braga
29.06.2012
[Aprovada por UNANIMIDADE]
Locomotiva a vapor nº 2049 (Andorinha) 1857

Sem comentários:

Enviar um comentário