Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 30 de dezembro de 2012

Assim começa a história da Confraria do Vinho Verde


Em 1987, um grupo de viticultores decidiu criar uma confraria báquica para defesa do Vinho Verde. Constituiu-se em Comissão Instaladora e preparou o projecto de Estatutos da Confraria do Vinho Verde, que aprovou em Outubro de 1987.
Em 29 de Outubro de 1987, foi pedido o Certificado de Admissibilidade de Firma ou Denominação da Confraria do Vinho Verde, subscrito pelo Sr. Dr. António Maria Barbosa Vinagre, Sr. Albano Castro e Sr. Dr. Luís Filipe Bessa de Gusmão Rodrigues. Em 2 de Novembro de 1987. O Registo Nacional de Pessoas Colectivas emitiu o Certificado de Admissibilidade de Firma ou Denominação da Confraria do Vinho Verde. Em 26 de Fevereiro de 1988, no 2º Cartório Notorial do Porto realizou-se a escritura da Confraria do Vinho Verde.
O artigo 17 º dos Estatutos formaliza a Comissão Instaladora, constituída pelos 10 outorgantes da escritura, que estabeleceram as “ Usanças” e o regimento de Jóia e Quota, ratificados no I Capítulo, que se realizou em 17 de Junho de 1989.
A Cerimónia da primeira Entronização realizou-se em Guimarães, em 17 de Fevereiro de 1990, no Paço dos Duques de Bragança e, após a entronização, foi tirada a fotografia da praxe.

PRESENÇAS NO JANTAR DE REIS 2013:

José Cid

A “Banda do Galo” do Círculo Católico de Operários de Barcelos

1 comentário:

  1. Gostei de saber a História da Confraria do Vinho Verd e...Gosto de saber que os Produtos Nacionais são protegidos...Parabéns a estes Grandes Portugueses.

    ResponderEliminar