Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

«Velhotes da Braguesa», pão doce feito à base de ovos e açúcar : Confraria do Velhote


Nascida há cerca de 14 anos, por vontade de um grupo de amigos, esta confraria reúne actualmente mais de quatro centenas de «velhotianos» empenhados na defesa e divulgação deste afamado e tradicional pão doce.
Os «Velhotes da Braguesa» são um tipo de pão doce feito à base de ovos e açúcar, de forma quadrada. É um doce típico da Vila de Valadares muito procurado por altura das festas em honra do Senhor dos Aflitos, no mês de Julho.
A razão do nome «da braguesa», provém do facto da mulher do fabricante ser natural de Braga, tendo vindo para Valadares, no início do século XX, onde instalou uma padaria, negócio de tradição familiar.
Desconhece-se, contudo, o porquê da denominação de «Velhotes», permanecendo o seu fabrico e preparação, como segredo culinário.
São provavelmente os doces mais típicos e tradicionais de Vila Nova de Gaia, conjuntamente com a «Broa de Avintes».
Tal como a broa, também este doce regional levou à criação de uma confraria para a sua defesa e divulgação.
Este pão meio açucarado terá chegado a Valadares por volta de 1880, através de João de Sousa que, talvez influenciado pela tradição da sua terra natal, montou uma pequena padaria de tipo artesanal.
Mais tarde essa pequena padaria foi transferida para um edifício ao lado de outro que estava a ser construído com as características próprias de padaria para o fabrico do pão de trigo e de milho, passando também a ser ali confeccionado, em pequena escala, o referido pão meio açucarado com a designação de "Velhotes da Braguesa".
Os mais directos descendentes do empresário, um dos quais ainda sobrevive, sempre desconheceram a razão pela qual houve aquele acréscimo panificado com a designação de "velhotes", sabendo apenas que "da Braguesa" resultava de a sua avó ser natural de Braga, e da gentileza que o seu marido lhe prestou.
Por morte de João de Sousa em 1924, a exploração da padaria passou a ser feita pelo seu filho mais novo, mantendo-se todas as formas inicialmente instituídas, só mais tarde alteradas com a montagem de amassadeira mecânica.
Uma das receitas dos produtos utilizados neste tipo de pão meio açucarado, com as respectivas doses industriais, encontra-se em posse dum familiar daqueles directos descendentes, a qual não constitui qualquer segredo.
Os ingredientes que estão mencionados na dita receita são: - farinha, água, açúcar, ovos, sal e levedura ou fermento.

Sem comentários:

Enviar um comentário