Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 19 de janeiro de 2014

D. Duarte de Bragança recebido com grande pompa na cidade de Braga


Centro de Braga em festa com mostras variadas e muita animação de rua
O centro da cidade de Braga animou-se de forma especial durante a tarde de ontem, com múltiplos momentos musicais em diversas ruas e praças do casco histórico, complementados, em museus e espaços públicos, com mostras de gastronomia, mas também de artesanato e de outros produtos nacionais.
Tudo para o descendente do último rei de Portugal ver o que se produz com qualidade.
No dia do Jantar de Reis (iniciativa organizada por várias forças da sociedade civil, que envolve monárquicos, comerciantes e associações empresariais e clero), que se tem realizado em Braga de há alguns anos a esta parte, D. Duarte de Bragança passou quase toda a tarde “saltando” de um espaço para o outro, percorrendo as principais artérias, onde foi presenteado com múltiplos momentos musicais, sobretudo com sonoridades tradicionais.
Nos espaços onde entrou, pôde apreciar diversas exposições de materiais típicos ou tradicionais com nova roupagem, ligados ao artesanato e à gastronomia típica, não só de Braga, mas de outros pontos do norte do país. Acabou por ser “obrigado” a provar diversas iguarias que lhe foram apresentando, desde doces a salgados, passando também pelos vinhos.
O périplo pela cidade teve como ponto de partida o Museu dos Biscainhos, onde foi recebido pela Sinfonieta de Braga e Coro dos Antigos Alunos da Escola Comercial e Industrial de Braga. Naquele espaço museológico, teve a possibilidade de provar BoloRei de Braga e tomou contacto com as “Viúvas”, um doce conventual, inspirado em receitas beneditinas do Mosteiro de Tibães.
À saída, enquanto se encaminhavam para outro espaço, D. Duarte e comitiva foram acolhidos ao som estrondoso dos bombos e tambores do grupo de percussão da Universidade do Minho, Bomboémia.
Já no espaço GNRation, várias organizações aguardavam a comitiva de D. Duarte desde logo a associação ADERE-Minho, com os vários produtos de artesanato já certificado (olaria e figurado, bordados). Também diversas confrarias gastronómicas: a Confraria Gastronómica de Lamego, a Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa, a Confraria do Sarrabulho de Ponte de Lima e a Confraria do Vinho Verde, que apresentou cinco vinhos brancos.
Antes de se dirigir a outro local, D. Duarte ainda teve a possibilidade de ouvir o Grupo de Cavaquinhos e de apreciar as danças e cantares do Grupo Folclórico Gonçalo Sampaio.
Noutros pontos da cidade, mais momentos musicais, a cargo da Banda Plástica de Barcelos e da Tuna do Externato Infante D. Henrique.
Nova paragem, esta na Casa dos Crivos, para apreciar uma mostra de doces, a cargo da Confraria do Abade de Priscos e da Doçaria de S. Vicente. A música esteve a cargo d’Os Sinos da Sé.
A última paragem antes o jantar foi no Museu-Tesouro da Sé, onde se apreciou doçaria reinventada e joalharia.

Sem comentários:

Enviar um comentário