Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 8 de abril de 2014

Papa Francisco recebe Isabel II no Vaticano

acima
Uma pequena multidão aguardava dos dois lados da Via della Conciliazone, no Vaticano, pelo encontro entre a chefe da Igreja Anglicana e o chefe da Igreja Católica.
Foi às 13:20 (mais uma hora em Lisboa) que Isabel II chegou ao Vaticano num limusina preta, acompanhada pelo marido, o príncipe Filipe. A Rainha de Inglaterra estava um quarto de hora atrasada em relação ao horário previsto para a sua primeira visita ao Papa Francisco. Escoltada pelos carabinieri, a monarca e chefe da Igreja Anglicana foi recebida com gritos de "Viva a Rainha!" em várias línguas. E não faltou quem apontasse a Isabel II o seu telemóvel ou tablet para tirar uma fotografia para a posteridade.
Isabel II, de 87 anos, e o marido, e 92, passam apenas umas horas em Roma. Depois de um almoço com o Presidente Giorgio Napolitano no palácio Quirinal, o encontro com o Papa argentino previa-se informal e devia decorrer numa sala secundária contígua à sala Paulo VI onde decorrem os encontros oficiais do chefe da Igreja Católica.
O encontro deve ser breve, apesar de os assuntos delicados não faltarem. Desde a ordenação de mulheres e de homossexuais. Outro ponto sensível que não deve ser abordado é a guerra das Malvinas, que opôs o Reino Unido à Argentina há 32 anos.
A Igreja Anglicana, com 80 milhões de fiéis em mais de 160 países, está separada de Roma desde o século XVI e o divórcio do Rei Henrique VIII. É hoje liderada pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby, mas Isabel II é a sua Governadora Suprema.

Sem comentários:

Enviar um comentário