Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

segunda-feira, 16 de junho de 2014

S.A.R. o Duque de Bragança em Torres Vedras na cerimónia de entrega das medalhas do Prémio Infante D. Henrique

S.A.R. o Duque de Bragança esteve no dia 13 de Junho de 2014 na Escola Internacional de Torres Vedras (http://www.eitv.pt/), por ocasião da cerimónia de entrega das medalhas do Prémio Infante D. Henrique, do qual é Presidente de Honra.
Fonte: Joana Dias Pereira / créditos fotográficos: Sara Jofre
O Prémio Infante Dom Henrique é a versão portuguesa de “The Duke of Edinburgh’s Award” fundado em 1956, na Grã – Bretanha, pelo Duque de Edimburgo, seu presidente. Com a implementação do Prémio Infante Dom Henrique, do qual S.A.R. o Duque de Bragança além de membro fundador é Presidente de Honra, Portugal tornou-se o primeiro país europeu de língua não inglesa a adoptar o programa de “The International Award for the Young People – The Duke of Edinburgh’s Award”, no qual já participam cerca de seis milhões de jovens em aproximadamente 118 países.
Em Portugal o Prémio teve início no Porto em 1987, havendo núcleos implantados de Norte a Sul de Portugal, sendo que em Lisboa é onde há uma maior concentração de jovens a praticar as actividades. O ano de 1994 foi o ano que deu início à Expansão Nacional. Até ao momento existem Delegações e núcleos constituídos e em formação, no Algarve, Almada, Arcos de Valdevez, Aveiro, Barcelos, Braga, Caldas da Rainha, Coimbra, Elvas, Entroncamento, Évora, Famalicão, Leiria, Macau, Madeira, Maia, Ourém, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Torres Novas, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
O Programa do Prémio tem como objectivo certificar as tuas competências e contribuir para uma melhor formação moral e física da juventude que cresce neste conturbado mundo moderno, onde as oportunidades para uma efectiva realização pessoal são muitas vezes escassas e difíceis. Assim, um programa de actividades voluntárias e não competitivas incentiva e reconhece o mérito, a dedicação, a autoconfiança e a perseverança aos jovens participantes. Na EITV este programa compreende quatro grupos de actividades: 
  • Serviço à Comunidade – apoio à infância, sala de estudo, conservação do ambiente, etc.
  • Talentos Pessoais – participação no projeto Parlamento dos Jovens, música, dança, teatro;
  • Actividades Desportivas – natação, judo, futebol, voleibol, etc…
  • Espírito de Aventura – expedições e explorações, sempre realizadas em grupo e sob orientação de um monitor.
Ao participarem no Programa do Prémio os jovens têm acesso a três medalhas:
Bronze, para maiores de 14 anos • Prata, para maiores de 16 anos • Ouro, para maiores de 17 anos
O Prémio assume-se assim como uma certificação de competências, reconhecidas internacionalmente por muitas empresas e universidades.
Tratando-se de uma Associação e a exemplo do que acontece em outros países onde é praticado, o Prémio Infante Dom Henrique sendo já uma instituição Particular de Solidariedade Social é suportado financeiramente pelas inscrições anuais, por doações de empresas e/ou particulares, bem como com a organização de eventos para angariação de fundos.
______________________________________________________________________________________
ASSOCIAÇÃO DO PRÉMIO INFANTE D. HENRIQUE
INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL

Sem comentários:

Enviar um comentário