Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O abuso da república ao “carimbar” sobre um Rei Português

HOJE comemora-se o 122º Aniversário Natalício de S.M.F. El-Rei D. Manuel II de Portugal.

D. Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio de Bragança Orleães Sabóia e Saxe-Coburgo-Gotha, nasceu no Palácio de Belém, em Lisboa, a 15 de Novembro de 1889.

Filho do Rei D. Carlos I e da Rainha D. Amélia, os então Soberanos de Portugal.

Baptizado alguns dias depois, no mesmo Paço de Belém, por D. José Neto, Cardeal Patriarca de Lisboa. Teve por padrinho o Avô materno, o Conde de Paris, e por madrinha a Avó paterna, a Rainha D. Maria Pia.

Antes da sua ascensão ao Trono, D. Manuel foi Duque de Beja e Infante de Portugal.

Foi o trigésimo-quinto e último Rei de Portugal. D. Manuel II sucedeu ao seu pai, o Rei D. Carlos I, depois do assassinato deste e do seu irmão mais velho, o Príncipe Real D. Luís Filipe, a 1 de Fevereiro de 1908.

Domingos Alves do Rego foi o artista que desenhou e gravou os selos de D. Manuel II, cujo trabalho nos proporcionou uma das mais bonitas séries de selos portugueses. Emitidos em 1 de Janeiro de 1910, viriam a terminar com a implantação da república.

Em Maio de 1911 muda a unidade monetária de reis para escudos, no entanto os selos de D. Manuel II continuavam circulando sem sobrecarga e ainda para mais com seu valor facial em reis.